sexta-feira, 22 de novembro de 2013
Critica da critica critica
SUBJETIVIDADE, ALTERIDADE E EDUCAÇÃO: APROXIMAÇÕES ENTRE ADORNO E LEVINAS
RESUMO:
Proponho neste trabalho fazer algumas anotações sobre as questões relacionadas à subjetividade, a alteridade e a educação contemporânea, sobretudo, considerar os desajustes de uma persistente razão instrumental, que interferem no âmbito educacional. A necessidade de uma reflexão crítica para tais temas tornou-se a marca central de nosso tempo. Desse modo, cabem-nos algumas questões importantes: Como situar a educação no horizonte dos nossos problemas contemporâneos? Como pensá-la nesse tempo em que floresce cada vez mais aspectos de barbárie civilizatória do que aspectos de esclarecimento da humanidade? Para isso, me oriento em uma aproximação entre Theodor W. Adorno e Emanuel Levinas, que em suas interpretações da racionalidade, (propõem um ponto de viusta sobre o ) entendem porque a humanidade, ao invés de realizar seus potenciais emancipatórios, caminhou em direção contrária.
PALAVRAS-CHAVE: Educação, Subjetividade, Alteridade, Adorno e Levinas
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