sábado, 22 de fevereiro de 2014
Educação para quê? Escrito por Gisele da Silva Rezende
São muitos anos de submissão para a "liberdade de expressão" ser incorporada de fato. Elis Regina na música Como nossos Pais já dizia: "Não quero lhe falar meu grande amor das coisas que aprendi nos discos" e todo o resto da canção, falava sobre as influencias vivenciadas ao longo de sua vida com a convicção de que os fenômenos de alienação não interferiram em sua trajetória/ individualidade. No fim, nosso convívio/carga genética fala mais alto, é difícil nos libertar de um pensamento pragmático. Adentra hoje no sistema educacional um número acentuado de pessoas querendo desvencilhar-se de uma consciência crítica e é quando surge uma questão: Para onde a educação deve conduzir? Adorno diria que uma Democracia efetiva só pode ser imaginada enquanto uma sociedade de quem é emancipado, mas diante de uma situação social, política e econômica complexa/ confusa, é quase que impossível ser imparcial/ justo. Para muitos é cômodo permanecer seguindo orientação de vários meios de comunicação a fim de que o indivíduo permaneça alienado, ou como diria Kant: fortaleça sua menoridade
"A organização do mundo converteu-se a si mesma imediatamente em sua própria ideologia. Ela exerce uma pressão tão imensa sobre as pessoas, que supera toda a educação." (ADORNO, Theodor)
Referências: ADORNO, Theodor W., 1903-1969. Educação e Emancipação; Tradução Wolfgrang Leo Maar. -Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1995.
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